EM FOCO

Prioridades são definidas para o novo plano de ação para a sociedade da informação

Foto: Flickr, Pierre Pouliquin

A III Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação, que será realizada entre 21 e 23 de novembro em Lima, definirá um novo plano de ação para promover a sociedade da informação na região nos próximos cinco anos.

Na reunião preparatória à III Conferência Ministerial a ser realizada no final de setembro em Montevidéu, Uruguai, a CEPAL apresentará uma proposta baseada parcialmente nos resultados de uma recente pesquisa sobre as prioridades da agenda digital para a região.

Esta proposta será discutida pelos países membros do Plano de Ação Regional eLAC2010, uma estratégia regional em etapas que tem como objetivo promover avanços no uso das tecnologias de informação e comunicações (TIC) como instrumentos de desenvolvimento econômico e inclusão social.

A sociedade da informação implica no uso das TIC na atividade econômica e nos processos sociais e produtivos, permitindo aos cidadãos e aos setores público e privado obter e compartilhar informações por meio destas tecnologias.

Entre junho e julho do ano passado, a CEPAL consultou especialistas e líderes que impulsionam o desenvolvimento das TIC na região acerca de quais deveriam ser as prioridades para o novo Plano de Ação Regional, que se estenderá até o ano 2015 (eLAC2015).

Mais de 800 pessoas responderam à pesquisa online e 48 organismos públicos, privados,  internacionais e da sociedade civil contribuíram para a sua difusão. A pesquisa foi realizada por meio do projeto denominado @LIS2 e foi cofinanciada pela União Europeia.

A universalização da banda larga a preços acessíveis e com maior velocidade, a integração das TIC na educação e a consolidação de formas de governo eletrônico foram os temas mais relevantes que surgiram da consulta.

Outras prioridades são o estabelecimento de um marco legal que facilite o pleno desenvolvimento da sociedade da informação, o uso das TIC nos sistemas públicos de saúde, a competitividade para as micro, pequenas e médias empresas, o desenvolvimento de conteúdos e serviços digitais e o estímulo à inovação em indústrias intensivas em TIC.

A pesquisa perguntou sobre 10 alinhamentos estratégicos para o desenvolvimento da sociedade da informação, definidos com base nos avanços em termos de acesso e uso das TIC na América Latina e Caribe, assim como em rodadas anteriores de consulta e no consenso com os países.

O objetivo final é construir um Plano de Ação Regional eLAC2015 que cumpra com os objetivos dos Planos de Ação aprovados na primeira e na segunda fase da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (Genebra, 2003 e Tunis, 2005). Com isto, busca-se contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

Na reunião preparatória de Montevidéu, a CEPAL, enquanto Secretaria Técnica do eLAC2010, apresentará – além da proposta do novo Plano eLAC2015 – os resultados da consulta pública, o monitoramento dos avanços alcançados pela região em relação às metas deste plano e os informes das atividades dos Grupos de Trabalho.

Estes documentos serão debatidos pelos delegados de todos os países da região. Representantes da sociedade civil e do setor privado também terão a oportunidade de expor seus pontos de vista.

Os resultados da consulta pública estarão em breve disponíveis na página de Internet do Programa Sociedade da Informação da CEPAL.

*pelo Programa Sociedade da Informação da CEPAL

Mais EM FOCO
Hospedagem estudantil melhora o acesso à educação no altiplano boliviano
O cálculo do gasto social é mais que uma atividade contábil

Como medir a coesão social na América Latina?

 


 

 

 

 
  A sociedade da informação implica no uso de tecnologias da informação e comunicações na atividade econômica e nos processos sociais e produtivos.
 
 

  A universalização da banda larga a preços acessíveis, a integração das TIC na educação e a consolidação de formas de governo eletrônico são algumas das prioridades.