ESCRITÓRIOS REGIONAIS

Observatório de importações da CEPAL identifica produtos rejeitados nos Estados Unidos

puertos
Foto: Carlos Vera/CEPAL

Entre 2002 e 2012, os Estados Unidos negaram a entrada a um total de 166.392 produtos alimentícios de todo o mundo. A grande maioria (79.078) é proveniente da Ásia, mais do dobro que os procedentes da América Latina e do Caribe (37.303). A Europa mostrou um desempenho semelhante, com 35.022 produtos rejeitados.

Estes são alguns dos dados mais recentes produzidos pelo Observatório do Controle Aduaneiro das Importações (OCAI), uma iniciativa do Escritório da CEPAL em Washington que identifica os envios aos quais se negou a entrada no mercado estadunidense.

O OCAI) é uma ferramenta eletrônica baseada em informações da Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA), que especifica a data de rejeição, o país de origem e a razão que originou tal decisão.

As rejeições anuais tiveram um lento aumento de 13.229 em 2002 para 16.391 em 2012. A variação é atribuída principalmente ao aumento de rejeições dos produtos asiáticos.

No âmbito global os produtos mais frequentemente rejeitados em 2012 foram peixes, mariscos, produtos de confeitaria e vegetais. As razões mais comuns se referem às condições sanitárias e à presença de patógenos ou produtos químicos. O descumprimento das normas de etiquetagem estadunidenses e a falta de aprovação do produto ou processo de produção também são fatores que contribuem para a rejeição, especialmente dos produtos de confeitaria.

No caso da América Latina e do Caribe, os principais fatores de devolução incluíram as condições sanitárias, a presença de salmonela e níveis insalubres de pesticidas. Para a região, os produtos do mar, as frutas e os vegetais foram os mais rejeitados.

O observatório permite ao usuário criar buscas de acordo com as variáveis indicadas e seus resultados podem ser descarregados em diversos formatos. A base de dados é atualizada mensalmente.

Para ver o relatório completo do OCAI, com detalhes sobre os principais produtos e razões de rejeição durante 2012, clique no seguinte link (em inglês).


 

 


 

 

 

 
  O Observatório do Controle Aduaneiro das Importações (OCAI) é uma iniciativa do Escritório da CEPAL em Washington que identifica os envios aos quais se negou a entrada no mercado estadunidense.
 
  As rejeições anuais tiveram um lento aumento de 13.229 em 2002 para 16.391 em 2012, principalmente pelo aumento de rejeição dos produtos asiáticos.