EM FOCO

Quito será sede de reunião da CEPAL sobre população e desenvolvimento

Foto: UNFPA Costa Rica

Quito, capital do Equador, será sede de uma das mais importantes reuniões regionais para debater sobre temas prioritários relacionados à população e ao desenvolvimento. O Comitê Especial da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre População e Desenvolvimento, estará reunido nessa cidade de 4 a 6 de julho de 2012, com a presença de representantes de todos os Estados membros e associados desta comissão regional das Nações Unidas.

O encontro é organizado pela CEPAL com o apoio do governo da República do Equador e o escritório regional para a América Latina e Caribe do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Neste se abordarão, em particular, assuntos relevantes para a região em matéria de população, território e desenvolvimento sustentável.

Outros temas que estarão presentes na reunião são a rodada de censos de 2010, as principais tendências demográficas da região e suas consequências, o envelhecimento e os direitos dos idosos, os povos indígenas, as populações afrodescendentes da América Latina e a migração internacional e interna.

A reunião também estará dedicada a tratar o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994) para o período posterior a 2014 na América Latina e Caribe e o Plano de Ação Regional Latino-Americano e do Caribe sobre População e Desenvolvimento -surgido da Conferência Regional realizada no México em 1993-, no qual os países da região acordaram facilitar a integração e o intercâmbio de experiências nacionais na formulação de políticas de população.

Na reunião do Comitê, a CEPAL apresentará o documento intitulado População, território e desenvolvimento sustentável (Población, territorio y desarrollo sostenible), elaborado em colaboração com o UNFPA, que servirá de base aos debates dos delegados. O informe, por um lado, avalia os vínculos entre a localização e a mobilidade da população e, por outro, o desenvolvimento sustentável, em diferentes tipos de territórios existentes na região. Oferece uma visão atualizada sobre a dinâmica demográfica em zonas urbanas e rurais, bem como em zonas fronteiriças, nos espaços de baixa densidade de população e nas regiões ao interior dos países.

O documento analisa as fortalezas e debilidades do atual padrão de localização e mobilidade da população e suas implicações para o desenvolvimento sustentável em escala nacional e subnacional. Também examina os logros e as limitações das políticas públicas nesta área e apresenta propostas de ações a serem seguidas, considerando as perspectivas demográficas nos diferentes tipos de territórios estudados e o desenvolvimento sustentável dos mesmos.

No âmbito do tema central do encontro, durante a reunião se realizarão cinco mesas-redondas, distribuídas nas seguintes áreas:

  • População, território e desenvolvimento sustentável no Caribe.
  • Investir em juventude: Brechas no acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.
  • Povos indígenas, território e desenvolvimento sustentável.
  • Território e políticas públicas.
  • População e desenvolvimento rural.

A reunião do Comitê Especial da CEPAL sobre População e Desenvolvimento –a ser realizada no Hotel Hilton Colón de Quito- estará chefiada pela Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena. Assistirão como convidados especiais o Presidente do Equador, Rafael Correa, e o Diretor Executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin, entre outras personalidades, expertos internacionais e representantes da sociedade civil.

 


 

 


 

 

 

 
 
  Alguns temas da reunião são a rodada de censos de 2010, as principais tendências demográficas da região e suas consequências, o envelhecimento e os direitos dos idosos e os povos indígenas.
 
 
 

Na reunião do Comitê, a CEPAL apresentará o documento intitulado População, território e desenvolvimento sustentável (Población, territorio y desarrollo sostenible), elaborado em colaboração com o UNFPA, que servirá de base aos debates dos delegados.