EM FOCO

Abriu-se a convocatória para apresentar trabalhos sobre planejamento e desenvolvimento

Foto: CEPAL

Até 1o de novembro de 2012, a CEPAL estará recebendo trabalhos de pesquisa sobre temas como desenvolvimento latino-americano, transformação do Estado e planejamento. A convocatória, dirigida a pesquisadores, estudantes e a outras pessoas interessadas, foi aberta pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES).

Os trabalhos selecionados formarão parte de uma publicação especial comemorativa do quinquagésimo aniversário da fundação deste instituto da CEPAL e serão apresentados durante as primeiras jornadas de planejamento econômico e social a serem realizadas nos dias 25 e 26 de abril de 2013 na sede do organismo, em Santiago do Chile.

Prestar-se-á especial atenção aos artigos dedicados a temas como: políticas de desenvolvimento na América Latina e Caribe, uma perspectiva histórica; planejamento para o desenvolvimento, prospectivo e construção de visões de país; gestão pública e transformação do Estado para o desenvolvimento; convergências, disparidades e políticas públicas para o desenvolvimento territorial; e mudança climática e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Os trabalhos, que serão avaliados por um comitê de expertos do ILPES, devem ser inéditos e neles se permitirá um máximo de três autores por pesquisa.

Fundado em 2 de julho de 1962, o ILPES teve como primeiro diretor ao destacado economista argentino Raúl Prebisch, quem se desempenhou, entre 1950 e 1963, como Secretário-Executivo da CEPAL, uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas.

O ILPES foi criado com o propósito de apoiar os governos da região no campo do planejamento e da gestão pública, mediante a prestação de serviços de capacitação, assessoria e pesquisa orientados a contribuir aos esforços nacionais e subnacionais de melhoramento da qualidade das políticas públicas e de fortalecimento das capacidades institucionais.

Uma de suas principais tarefas é convocar à discussão e reflexão sobre os desafios que enfrentam os países em suas estratégias de desenvolvimento.

Como parte das atividades de aniversário do instituto, espera-se realizar ademais, em novembro deste ano em Brasília, uma nova reunião do Conselho Regional de Planejamento (CRP), fórum intergovernamental integrado por 40 países da região que orienta o trabalho do ILPES. O último encontro do CRP aconteceu há cinco anos.

O Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social lançará em 2012 uma série de livros e compilações relatando a história do organismo, sua experiência acumulada e seus aportes aos países da região ao longo de seus 50 anos de vida.


Mais EM FOCO
Quito será sede de reunião da CEPAL sobre população e desenvolvimento

Políticas para fomentar mudança estrutural, crescimento e igualdade serão analisadas em novo período de sessões da CEPAL


 

   
  A convocatória, dirigida a pesquisadores, estudantes e a outras pessoas interessadas, forma parte das atividades de celebração dos 50 anos do ILPES.
 
 
 

Os trabalhos, que serão avaliados por um comitê de expertos do ILPES, devem ser inéditos e neles se permitirá um máximo de três autores por pesquisa.