EM FOCO

Novos estudos da CEPAL sobre comércio regional

Foto: Carlos_Y., Flickr

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), por meio de sua Divisão de Comércio Internacional e Integração, lançou recentemente duas publicações que abrangem temáticas relacionadas com o desenvolvimento do comércio exterior da região nos anos recentes.

O Manual de comercio exterior y política comercial. Nociones básicas, clasificaciones e indicadores de posición y dinamismo, elaborado pelos expertos José Durán Lima e Mariano Alvarez, é uma síntese de conceitos básicos, metodologias, variáveis analíticas e indicadores que se utilizam no estudo dos padrões existentes no comércio internacional.

Apresenta definições de conceitos básicos da base analítica do comércio, para posteriormente introduzir outros conceitos mais profundos. Também analisa a proteção tarifária e não tarifária, o vínculo entre produção e comércio, bem como as principais classificações do comércio internacional e seus diferentes usos analíticos.

De acordo com os autores, o objetivo deste documento é dar apoio técnico e substantivo a funcionários de governo, negociadores e/ou tomadores de decisões nos âmbitos político, empresarial e acadêmico.

O documento Efectos de las medidas de política comercial aplicadas en América Latina sobre el comercio regional y extrarregional analisa a aplicação de medidas protecionistas por parte de diversos países, após a crise de 2008.

Os autores José Durán Lima, María Inés Terra e Dayna Zaclicever examinam as medidas de política comercial (tarifárias e não tarifárias) adotadas pelos países da América Latina e do Caribe no contexto da crise internacional e avaliam, em forma quantitativa, seus impactos sobre as grandes variáveis macroeconômicas (nível de atividade, comércio exterior, bem-estar, emprego, distribuição dos fatores da renda).

Também analisam os efeitos de outras opções aplicáveis nesse contexto, considerando desde medidas focalizadas no comércio extrarregional (com manutenção do statu quo nas preferências intrarregionais) até cenários mais extremos de retaliação comercial ou liberalização plena do comércio intrarregional.

Concluem que os espaços intrarregionais de comércio deveriam ser preservados, especialmente em tempos de crise, e que a proliferação de medidas protecionistas em forma indiscriminada acentua os impactos negativos de contextos internacionais adversos.

Ambas as publicações encontram-se disponíveis para descarga gratuita no sítio web da CEPAL.


Mais EM FOCO
Políticas econômicas devem considerar o trabalho não remunerado das mulheres

CEPAL lançou livro sobre competitividade e inclusão social na agricultura



 

 

 

 

   
  Um dos documentos é um manual de comércio exterior e política comercial que apresenta conceitos básicos e metodologias utilizadas no estudo do comércio internacional.
 
 
  Outra publicação analisa os efeitos das medidas protecionistas, aplicadas por vários países após a crise de 2008, no comércio exterior.