ESCRITÓRIOS REGIONAIS

Nova publicação apresenta dados do
setor agropecuário de 10 países da América Central
e do Caribe

Foto: Bread for the World, Flickr

A Sede Sub-Regional da CEPAL no México publicou recentemente um documento que apresenta informação sobre as tendências do setor agropecuário e de alimentos para o período 2000-2010 em dez países da América Central e do Caribe.

O documento Subregión Norte de América Latina y el Caribe: Información del sector agropecuario, 2000-2010 recopila dados de Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana com o fim de facilitar à comunidade internacional cifras recentes e desagregadas sobre a evolução do setor agropecuário e de outras variáveis macroeconômicas relacionadas com este.

Com este material a CEPAL pretende contribuir à elaboração de diagnósticos em nível nacional e regional sobre a evolução do setor agropecuário e à formulação de políticas de desenvolvimento agropecuário e estratégias nacionais, bem como à preparação de pesquisas socioeconômicas específicas, com o ânimo de facilitar a tomada de decisões por parte do setor público e do privado.

As principais fontes de informação para estas estatísticas foram os dados e estudos oficiais dos ministérios de agricultura e pecuária, institutos de estatística, institutos de pesca, institutos de bosques e bancos centrais dos países.

Em alguns casos, as cifras foram complementadas com informação proveniente de diversos documentos da própria CEPAL, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro Latino-Americano e Caribenho de Demografia (CELADE–Divisão de População da CEPAL), da Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e, em matéria de preços em diferentes mercados, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e do Conselho Regional de Cooperação Agrícola (CORECA).

A publicação apresenta quadros com os principais indicadores do setor agropecuário de cada país, como o produto interno bruto agropecuário (PIBA), total e por habitante, o comércio agroalimentar, o gasto total e agropecuário, e o crédito total e agropecuário.

Incluem-se também dados sociais e macroeconômicos em porcentagens, como a população rural, PEA, PEA rural feminina, taxas de desemprego da população dedicada a atividades agropecuárias, pobreza rural e salários do setor, produto interno bruto (PIB) e índice de preços ao consumidor (IPC), entre outros.


 

 


 

 

 

 
  O estudo inclui informação de Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.
 
  As principais fontes para estas estatísticas foram os dados e estudos oficiais dos ministérios de agricultura e pecuária dos países, entre outras.