EM FOCO

CEPAL estreou oficinas restauradas após
terremoto de 2010

A Secretária-Executiva do CEPAL, Alicia Bárcena, estreou as novas oficinas acompanhada dos ex-Secretários Executivos José Antonio Ocampo, José Luis Machinea e Enrique Iglesias (Foto: Carlos Vera/CEPAL)

Com várias atividades e distinguidos convidados, a CEPAL celebrou a reabertura de seus escritórios que haviam sido danificados pelo terremoto que afetou a zona central do Chile no dia 27 de fevereiro de 2010, situados no chamado andar de trabalho do emblemático edifício que alberga esta comissão regional das Nações Unidas desde 1966.

“Efetuamos um processo de renovação e restauração desta construção histórica. Quisemos dar-lhe parte dos novos ventos que sopram na região em relação à sustentabilidade ambiental, sem modificar a obra do arquiteto Emilio Duhart e seu caráter patrimonial. Agradeço a todos os colegas que o tornaram possível”, resumiu a Secretária-Executiva do organismo, Alicia Bárcena.

Esta singular obra do arquiteto chileno Duhart se destaca pelo uso de concreto aparente e pela composição de volumes, bem como a combinação de diferentes elementos em alusão à história da arquitetura e da arte da América Latina e do Caribe.

No dia da estréia dos escritórios remodelados, 25 de julho, realizou-se o Seminário internacional Estado e desenvolvimento, que contou com a participação do Secretário-Geral Ibero-Americano, Enrique V. Iglesias, do Vice-Presidente do Uruguai, Danilo Astori, do Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza e do ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, dentre outras figuras relevantes.

Paralelamente foi feita a inauguração de um busto de Raúl Prebisch, ex-Secretário Executivo da CEPAL e considerado um dos principais inspiradores deste organismo regional criado em 1948.

Durante a jornada foi destacada a presença de Enrique V. Iglesias, ex-Secretário Executivo da CEPAL entre 1972 e 1985, homenageado devido ao seu aporte à instituição e ao desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Esteve acompanhado dos também ex-Secretários Executivos da CEPAL José Antonio Ocampo (1998-2003) e José Luis Machinea (2003-2008).
.


 

 


 

 

 

 
 
  No dia da inauguração dos escritórios remodelados foi realizado o Seminário internacional Estado e desenvolvimento, que contou com a participação de ex-Secretários Executivos da CEPAL, representantes de governo, funcionários internacionais e destacados acadêmicos.