Pasar al contenido principal
Disponible enPortuguês

Governança Metropolitana na América Latina: um panorama das experiências contemporâneas sob uma mirada comparativa

Publication cover

Governança Metropolitana na América Latina: um panorama das experiências contemporâneas sob uma mirada comparativa

Autor: Costa, Marco Aurélio - Lui, Lizandro - Rebello, Sara Tavares Descripción física: 340 páginas. Editorial: IPEA Fecha: mayo 2021 Signatura: LC/BRS/TS.2021/4

Descripción

O Ipea e a Cepal desenvolveram, ao longo de 2019, uma pesquisa comparativa, tendo por objeto a caracterização e análise das condições da governança metropolitana em países do subcontinente latino-americano, contemplando países federativos e unitários. A América Latina é uma das regiões de maior grau de urbanização no mundo, e o surgimento/crescimento de cidades com mais de 1 milhão de habitantes acelerou-se nas últimas décadas, trazendo desafios para o campo do desenvolvimento urbano-metropolitano. A pesquisa, realizada com o apoio de consultores, permitiu identificar o estado da arte da governança metropolitana da região, contribuindo para a reflexão em torno do desenho, do monitoramento e da avaliação de políticas públicas em seus espaços metropolitanos. Trata-se de documento de referência para os estudiosos dessa área e fonte de consulta essencial para os gestores públicos.

Índice

Introdução. áreas metropolitanas na América Latina: condições de governança e seus desafios .-- Parte I. experiências e casos de países federados. -- capítulo 1. Argentina: as dificuldades para avançar na agenda metropolitana / Silvina Aida Batakis, Patrício Narodowski .-- capítulo 2. Regiões metropolitanas no Brasil: avanços e desafios no planejamento e na governança de um território de desigualdades pós-estatuto da metrópole / Cid Blanco Junior .-- capítulo 3. México: a coordenação intergovernamental é suficiente para construir uma governança metropolitana na América Latina? / Juan Ángel Demerutis Arenas .-- capítulo 4. Venezuela: da descentralização imperfeita à centralização absoluta / Ignacio Cardona, Luis Schloeter, Carlos Urdaneta Troconis .- - Parte II. experiências e casos de países unitários .-- capítulo 5. da regionalização à governança metropolitana: o caso de Santiago do Chile / Pablo Fuentes Flores, Rodrigo Caimanque, Karen Martínez Vicencio .-- capítulo 6. governança metropolitana na Colômbia e sua aplicação para o caso do vale do aburrá / Julio Miguel Silva Salamanca, Manuel Guillermo Bonilla .-- capítulo 7. distritos metropolitanos no Equador: um processo inacabado / Vanessa Rodríguez Egüez .-- capítulo 8. Lima metropolitana: competição, coordenação e fragmentação institucional / Manuel Dammert-Guardia .-- Parte III. semelhanças e diferenças nas experiências de gestão e governança metropolitanas na América Latina: panorama e quadro comparativo .-- capítulo 9. governança metropolitana na América Latina: estudo comparativo em oito países / Cid Blanco Junior .-- capítulo 10. apontamentos sobre os desafios da governança metropolitana na América Latina / Gerardo Silva .-- capítulo 11. governança metropolitana e democracia na América Latina:
algumas sugestões para a ampliação da agenda de pesquisa / Klaus Frey.