Naciones Unidas

Repositório de casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil

Esse repositório disponibiliza estudos de casos no contexto do “Big Push para a Sustentabilidade” no Brasil.

Apresentação

 

Esse repositório disponibiliza estudos de casos no contexto do “Big Push para a Sustentabilidade” no Brasil, ou seja, experiências e exemplos de ações, medidas, planos, estratégias, programas, políticas etc. que contribuíram para impulsionar um conjunto de investimentos destinado a dar maior sustentabilidade socioeconômica e ambiental ao estilo de desenvolvimento predominante local, regional ou nacionalmente.

O repositório tem por objetivo dar visibilidade e oportunidade de showcase às experiências e iniciativas que geraram resultados concretos em direção à sustentabilidade do desenvolvimento. A partir delas, ficarão mais claros as oportunidades e os desafios para um “Big Push para a Sustentabilidade” no país.

Os 66 estudos incluídos nesse repositório são fruto de uma seleção realizada a partir de mais de 130 casos recebidos por meio de uma Chamada Aberta de Estudos de Casos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A partir dos estudos recebidos, o Comitê de Avaliação fez uma seleção dos estudos que são elegíveis como casos de Big Push para a Sustentabilidade, de acordo com as regras da chamada.

Nesse repositório podem ser encontrados estudos que representam uma pluralidade de atores (empresas, governos federal, estadual e municipal, acadêmicos, associações etc.), heterogeneidade de regiões (de abrangência nacional, estadual, municipal e local nas cinco regiões do país) e uma variedade de iniciativas (políticas públicas, planos corporativos, medidas setoriais, cooperação internacional etc.).

Os estudos são apresentados segundo os seguintes setores: infraestrutura (energia, logística, saneamento); sociobiodiversidade; educação, capacitação e pesquisa; indústria; agropecuária e uso do solo; reciclagem e resíduos; e outros.

A CEPAL não se responsabiliza pelas informações reportadas nos estudos, as quais são de responsabilidade dos respectivos autores.

Eventos Previstos

 

Eventos previstos

Lançamento do repositório de estudos de casos de Big Push para a Sustentabilidade e anúncio dos casos mais transformadores selecionados

  • Data: 26 de maio de 2020
  • Hora: 16-18h
  • Tipo: Webinar

Eventos Relacionados

Evento paralelo na COP25 “Energy Big Push: acelerando investimentos em inovação em energia sustentável no Brasil

  • Data: 11 de dezembro 2019
  • Hora: 10:45-12:15
  • Local: Pavilhão Euroclima+, sede da COP25 (IFEMA, Madri, Espanha)

Workshop do projeto Big Push para a Mobilidade Sustentável no Brasil

  • Data: 26 de novembro 2016
  • Local: Ministério da Economia, Brasília

Seminário Grande Impulso para a Sustentabilidade no Brasil

  • Data: 05 de novembro 2019
  • Local: Senado Federal, Brasília

Workshop do projeto Energy Big Push Brasil

  • Data: 30 e 31 de outubro 2019
  • Local: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Brasília

Um Big Push para a Sustentabilidade

Em termos simples, o “Big Push para a Sustentabilidade” representa uma abordagem para analisar a articulação e coordenação de medidas e políticas (públicas, corporativas e comunitárias, nacionais, regionais e locais, setoriais, tributárias, regulatórias, fiscais, de financiamento, de planejamento, de inovação, de capacitação, etc.) que alavanquem investimentos sustentáveis (nacionais e estrangeiros) para produzir um ciclo virtuoso de crescimento econômico, gerador de emprego e renda, redutor de desigualdades e de brechas estruturais e promotor da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

 

Saiba mais sobre oportunidades e desafios para um Big Push para a Sustentabilidade no Brasil: 

O Big Push Ambiental no Brasil: Investimentos coordenados para um estilo de desenvolvimento sustentável

 

Conheça outras ações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil:

Projeto Estudos de Casos do Big Push para a Sustentabilidade no Brasil

Projeto Energy Big Push (Grande Impulso Energia) Brasil 

Projeto Big Push para a Mobilidade Sustentável no Brasil 

Seleção dos Estudos de Casos Maior Impacto

Os estudos de casos mais transformadores rumo ao Big Push para a Sustentabilidade foram selecionados pelo Comitê de Avaliação e compõe a publicação “Investimentos transformadores para um estilo de desenvolvimento sustentável: Estudos de casos de grande impulso (Big Push) para a sustentabilidade no Brasil”. A publicação pode ser acessada em: https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/45583-investimentos-transformadores-estilo-desenvolvimento-sustentavel-estudos-casos

Comitê de Avaliação

O Comitê de Avaliação foi composto pelos avaliadores externos Gustavo Fontenele e Silva (Ministério da Economia do Brasil), Julio César Roma (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Mauro Oddo Nogueira (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Luiz Fernando Krieger Merico (CEPAL, Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos) e Maria Luisa Marinho (CEPAL, Divisão de Desenvolvimento Social); e pelos avaliadores internos da Escritório da CEPAL no Brasil, Camila Gramkow, Carlos Mussi, Pedro Brandão e Camila Leotti.

Participantes

Realização

 

Parceiros

 

 

Apoio

 

Contato

Escritório da CEPAL no Brasil

CEPAL.Brasilia@cepal.org

+55 (61) 3321 5494